Política de Sustentabilidade

Apoiada nos três pilares de sustentabilidade da companhia – energia para o crescimento, energia para a vida e energia para o movimento, a Política de Sustentabilidade da Copersucar estabelece as diretrizes que devem orientar a empresa e suas subsidiárias em relação às práticas econômicas e socioambientais, visando à perenidade do negócio e à contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades de entorno. Navegue abaixo pelos pilares.

Energia para
o crescimento

1º elo - Clientes e
mercado interno e externo

Energia para
o movimento

2º elo - Transporte
e comercialização

Energia para
a vida

3º elo - Copersucar S.A

Energia para
o crescimento

1º elo - Clientes e
mercado interno e externo

Energia para
o movimento

2º elo - Transporte
e comercialização

Energia para
a vida

3º elo - Copersucar S.A

Garantir prontidão ao mercado global e a oferta de produtos com reconhecimento nacional e internacional por seus sistemas de manejo e produção sustentáveis.

Assegurar a qualidade competitiva, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços para atender às expectativas de clientes e fornecedores.

Fortalecer relações colaborativas na busca de soluções inovadoras de processos, produtos e serviços, visando a ganhos de produtividade em toda a cadeia.

Promover uma cultura corporativa para a sustentabilidade e influenciar a cadeia de valor da companhia.

Considerar aspectos socioambientais na avaliação de novos negócios e/ou expansão das operações.

Prevenir, gerenciar e atuar na mitigação dos riscos que podem afetar os negócios e as operações da companhia.

Fortalecer a relação com fornecedores Iogísticos, visando a maior eficiência, menor impacto e redução de custos na cadeia Iogística.

Priorizar soluções logísticas integradas e de menor impacto socioambiental.

Assegurar a conformidade legal das regulamentações aplicáveis às atividades e operações da Companhia em suas unidades, assim como aos produtos comercializados e serviços prestados.

Contribuir para a mitigação dos efeitos associados às emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do transporte de produtos.

Zelar pela utilização racional de recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos em suas atividades e operações.

Potencializar os impactos socioambientais positivos de suas operações e minimizar os possíveis impactos negativos, atuando de maneira preventiva.

Garantir transparência e ética nas relações.

Promover a cultura de saúde e segurança na companhia.

Valorizar e desenvolver o capital humano.

Buscar a aproximação com os públicos de relacionamento por meio de ações de responsabilidade social, ações de engajamento e/ou canais de comunicação.

Promover o consumo saudável do açúcar.

Incentivar o uso de combustíveis renováveis e evidenciar as externalidades socioambientais positivas do etanol para uma economia de baixo carbono.

Promover a proteção ambiental para a conservação da biodiversidade na cadeia de valor.

Garantir prontidão ao mercado global e a oferta de produtos com reconhecimento nacional e internacional por seus sistemas de manejo e produção sustentáveis.

Assegurar a qualidade competitiva, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços para atender às expectativas de clientes e fornecedores.

Fortalecer relações colaborativas na busca de soluções inovadoras de processos, produtos e serviços, visando a ganhos de produtividade em toda a cadeia.

Promover uma cultura corporativa para a sustentabilidade e influenciar a cadeia de valor da companhia.

Considerar aspectos socioambientais na avaliação de novos negócios e/ou expansão das operações.

Prevenir, gerenciar e atuar na mitigação dos riscos que podem afetar os negócios e as operações da companhia.

Fortalecer a relação com fornecedores Iogísticos, visando a maior eficiência, menor impacto e redução de custos na cadeia Iogística.

Priorizar soluções logísticas integradas e de menor impacto socioambiental.

Assegurar a conformidade legal das regulamentações aplicáveis às atividades e operações da Companhia em suas unidades, assim como aos produtos comercializados e serviços prestados.

Contribuir para a mitigação dos efeitos associados às emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do transporte de produtos.

Zelar pela utilização racional de recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos em suas atividades e operações.

Potencializar os impactos socioambientais positivos de suas operações e minimizar os possíveis impactos negativos, atuando de maneira preventiva.

Garantir transparência e ética nas relações.

Promover a cultura de saúde e segurança na companhia.

Valorizar e desenvolver o capital humano.

Buscar a aproximação com os públicos de relacionamento por meio de ações de responsabilidade social, ações de engajamento e/ou canais de comunicação.

Promover o consumo saudável do açúcar.

Incentivar o uso de combustíveis renováveis e evidenciar as externalidades socioambientais positivas do etanol para uma economia de baixo carbono.

Promover a proteção ambiental para a conservação da biodiversidade na cadeia de valor.

Compromissos

A sustentabilidade tem sido atrelada cada vez mais ao modelo de negócio, relacionando-se de forma intrínseca com os produtos, e representando uma extraordinária oportunidade de mercado. A Copersucar fornece combustível e alimento de baixo impacto ambiental para o planeta: energia para nutrir e mover o mundo. Assim, as consequências das mudanças climáticas são uma das preocupações da Copersucar. E o etanol é uma das principais alternativas para mitigar as emissões de carbono. O tema é prioridade para a Copersucar, que participou da COP-21, e é signatária de carta aberta dos CEOs de 79 companhias que se comprometem a dar curso a iniciativas voluntárias de redução do consumo de energia e emissão de gases causadores do efeito estufa.

Relatórios

Desde o Ano Safra 2009-2010, a Copersucar realiza seus relatórios utilizando as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).  Ao lado, você pode conhecer todas as edições.